domingo, 24 de maio de 2009

OS ESCRAVOS E A RELIGIOSIDADE


Extinta a escravidão no Brasil oficialmente em 13 de Maio de 1888, os escravos e seus descendentes foram se espalhando aos poucos para outros Estados do país em busca de uma vida melhor,mais dígna que a vida que viviam até então.E,a medida que eles iam se fixando por várias regiões,é evidente que suas crenças e tradições também se instalavam e se organizavam,e sua religião que até então era praticada no anonimato e na marginalidade,se fortalecia.As casas de culto,que já existiam,mesmo poucas,íam se estruturando e se multiplicando e o número de adéptos crescendo. Na atualidade,os Centros e Comunidades religiosas de Matriz Africana no Brasil,que no passado eram predominantemente dos escravos e de seus ancestrais,hoje são compostas por brancos,europeus,asiáticos,negros,e permeado de pessoas de todas as camadas sociais e culturais,e chegou até nos altos escalões da política nacional,adentrou o meio artístico,penetrou na imprensa ,na televisão,etc...hoje,desfruta de grande prestígio,ficou para trás a marginalidade,a clandestinidade e a perseguição às religiões de matriz africana...
Existe sim,hoje,o preconceito e a discriminação por parte de certas pessoas e de grupos religiosos,que por não entenderem ou não conhecerem os fundamentos e seriedade e a cultura dessas religiões,fazem críticas e comentários maldosos,mas,graças a Deus os tempos são outros,as Leis estão aí punindo severamente os discriminadores assumidos e protegendo essas religiões que fazem parte do patrimônio nacional e aos poucos alcançamos os resultados positivos.O preconceito e a discriminação vai existir sempre,porque o ser humano é assim mesmo,discrimina tudo o que não conheçe e é mais receptivo ao que vem da Europa,dos Estados Unidos,da Alemanha,etc...e subestima o que vem do negro,do indio,de África...

As religiões mais conhecidas no Brasil que se originaram das religiões de origem Africana são predominantemente o Candomblé e a Umbanda,mas existem espalhadas por todo o território nacional outras crenças e culturas de origem de Mãe África,são elas: o Catimbó,a Jurema,a Encantaría e outros.Destacamos aqui portanto as duas religiões mais conhecidas e difundidas no Brasil e as que também mais crescem,O Candomblé e a Umbanda.

6 comentários:

  1. Olá meu querido! Que minha Mãe Kisimbi te abençoe muito e abenção de seu Pai Luango também!
    Adorei seu blog e fiquei muito feliz com sua missiva (rsrsrsrs). Nem sei quanto tempo faz que não recebo uma!
    Logo entrarei em contato!!

    Que os Deuses te cubra....Beijos

    ResponderExcluir
  2. ñ me levem a mau mas quero dizer que jesus ama vcs muito e que nunca se esqueceram de vcs
    me desculpem

    ResponderExcluir
  3. Não me levem a mau tbm , Jesus ama muito vocês mesmo , independente de tudo , ele sempre vai estar ao lado de vocês sempre que precisarem. Que Deus abençoe a todos. beijos

    ResponderExcluir
  4. legau e se eu for para o inferno encontra um pastor la e seu mebros da igreja la tbm por isso que eu nao jugo e nao me meto em religiao vivas os escravos que sofrerao. eu sou macumbeiro sou cristao sou tudo que me faz bem se religiao salvase jesus nao teria deto na cruz a um ladrao estaraz com migo ainda hj ne mais para tudo tem um respaldo. fala ae

    ResponderExcluir
  5. No meu ver religião não deveria ser discutida é muito menos repudiada por uns porque muita gente vai pra igreja rezam oram saiam de lá piores de que entram vc tem que ir pra uma religião não pra ser mais um mas sim pra fazer o bem praticar a bondade eu entrei pra umbanda pra fazer a diferença pra cuidar do meu lado espiritual deixo o meu respeito a todas as religiões pois só existe um Deus e ele olha por todos

    ResponderExcluir
  6. Jesus carregava o grande peso de responsabilidade da salvação dos homens. Ele sabia que, a menos que houvesse da parte da raça humana decidida mudança nos princípios e desígnios, tudo estaria perdido. Esse era o fardo de Sua alma, e ninguém podia avaliar o peso que sobre Ele repousava. Através da infância, juventude e varonilidade, andou sozinho. Todavia era um céu estar-se em Sua presença. Dia a dia enfrentava provas e tentações; dia a dia era posto em contato com o mal, e testemunhava o poder do mesmo sobre aqueles a quem buscava abençoar e salvar. Não obstante, não vacilava nem ficava desanimado.

    ResponderExcluir