domingo, 17 de maio de 2009

Cultura Afro brasileira

A vinda dos negros Africanos para o Brasil Por volta de 1500, portugueses e europeus chegaram ao continente africano; Trouxeram milhões de pessoas para trabalhar como escravos nas novas terras que haviam conquistado: As Américas; Uma dessas novas terras era o Brasil.
• Os negros africanos partiam de diferentes portos na África; por isso haviam vários grupos étnicos, com línguas e religiões diferentes. • Foram obrigados a deixar tudo para trás, sua família, pertences, etc. Mas jamais esqueceram o que aprenderam em sua terra.
Religiosidade Africana A prática das religiões africanas eram extremamente proibidas no Brasil,eram consideradas bruxaria, a igreja católica fazia questão de pregar apenas o culto cristão; Por isso cultuavam suas divindades secretamente; Identificavam suas divindades com nomes de santos católicos.
Candomblé e Umbanda • O candomblé foi trazido pelos iorubas, originários da Nigéria e pelos jejes, da costa de Daomé; • Os bantus, que vieram do sudoeste africano e correspondiam a maior população , também praticavam o candomblé, mas fizeram adaptações a sua cultura particular.
Quando rezavam em sua língua para Santa Bárbara, estavam na verdade cultuando Iansã, quando rezavam para N. Sra. da Conceição, cultuavam Iemanjá.
Candomblé • Cerimônia realizada com batuques de atabaques, cantos em ioruba ou nagô que variam de acordo com o orixá; • Realizadas em terreiros; • Ritos dirigidos a um pai/mãe de santo (babalorixá ou iabalorixá); • São feitas oferendas e consultas espirituais através do jogo de búzios;
O candomblé tem uma relação muito especial com a comida. Os devotos faziam muitas oferendas para os santos. Os africanos trouxeram também muitos sabores na culinária: O pirão, angu, a feijoada, incluindo ingredientes como azeite de dendê,o coco e o café. Todos são herança dos africanos.
Umbanda Incorpora práticas do candomblé, do catolicismo e do espiritismo; Consideram que o universo está povoado por entidades que se comunicam através de uma pessoa: o guia; Se apresentam como pomba-gira, caboclo e preto-velho.
Capoeira Estreitamente ligada a escravidão; Supostamente criada aqui no Brasil; Teria surgido a partir de danças africanas, acrescentada a um caráter marcial, a fim de auxiliar os escravos a defender-se e atacar; Para despistar a policia, utilizavam os cantos africanos;
Manoel dos Reis Machado – o Mestre Bimba (1899,1900). Em 1932 fundou a primeira academia especializada em capoeira regional. Num tempo onde era ainda proibida e reprimida.
Danças O jongo é uma dança trazida pelo povo bantu,do mesmo tronco do batuque, ambos ancestrais do samba. O Samba é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil, seu nome originou-se da palavra \"semba\", que significa umbigo em quimbundo (língua de Angola) .
Lei 10.609/2003 No dia 9 de janeiro de 2003 foi decretada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 10.639 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras nas escolas brasileiras, tem como um dos objetivos o combate ao racismo e a discriminação.
Dentro da mesma Lei, o calendário escolar incluiu o dia 20 de novembro como o “Dia Nacional da Consciência Negra”
Palmares 1999 A cultura e o Folclore são meus; mas os livros foi você quem escreveu. Quem garante que Palmares se entregou , quem garante que Zumbi você matou, Perseguidos sem direitos nem escolas, como podiam registrar as suas glorias Nossa memória foi contada por vocês e é julgada verdadeira como a própria lei. Por isso temos registrado em toda história uma misera parte de nossas vitórias É por isso que não temos sopa na colher e sim anjinhos pra dizer que o lado mau é o Candomblé. A Energia Vem do coração e a Alma não se entrega,não.

3 comentários: