sábado, 8 de agosto de 2009

Índia



“Diferentes culturas,religiosidade milenar e multiplicidade de tradições e deuses”


A religiosidade desse povo é marcante.Sobrevive na índia umas das mais ricas e antigas culturas do mundo,reunindo centenas de povos com tradições e culturas diferentes numa multiplicidade de SEITAS e RELIGIÕES.Os deuses são muitos,centenas,milhares,perde-se a conta e a razão.Cada pessoa,cada família e até cidades escolhem o seu deus para cultuar.E neste PANTEÃO de deuses há espaço ainda para animais sagrados como os crocodilos,macacos,cobras,pavão real e a soberana entre todos,A VACA que é sagrada.
Lendas e parábolas mescladas à verdade,encobrem a base filosófica HINDUÍSTA: reconhecem em BRAHMA,o poder cósmico de alma suprema do universo,é existente em si mesmo,absoluto e eterno.Porém,entre as muitas religiões,a mais asceta de todas na Índia é o JAINISMO.Sua meta não é a glorificação de um deus absoluto e sim obter gradual desprendimento material,chegando até a um estado extremo de desapego,onde a própria vestimenta e quase todo o essencial é deixado de lado.
Para os Hindus, VARANASI,às margens do rio ganges,é a cidade sagrada.Esse rio nasce nos cumes navados do Himalaia e é de lá que se dirigem,desde o amanhecer,milhares de fiéis para os banhos de purificação,preces e oferendas.É também ás margens do ganges,rio dedicado ao deus SHIVA,que acontecem as cremações.Centenas de piras funerárias,com corpos cobertos de palha de arroz,ardem,enquanto os familiares acompanham os rituais com pesar,serenidade e aceitação.
É a crença na REENCARNAÇÃO que traz tanta resignação e esperança perante a morte,pois neste país Místico e Esotérico MORRER É VIVER.Os indianos são extremamente apegados às suas tradições,costumes e religiosidade,bem diferentes dos nossos costumes ocidentais,que são mais liberais e modernos.O casamento e a família são instituições muito levadas a sério e tudo leva em consideração a religião,condição econômica,astros,horóscopo hindu...e tudo sob a orientação de um sacerdote BRÂMANE .O índice de divórcio na Índia é o mais baixo do mundo e não existe lá família desunida como é bem comum no ocidente,dão muito valor os idosos e aos ancestrais,até cultuam seus ancestrais falecidos.
A Índia nos fascina pelo esplendor e contrastes e às vezes nos choca pela miséria de um lado,porém amenizados pela fé e grande religiosidade.Vale a pena ler e conhecer mais sobre esta cultura milenar.Encerro dizendo como dizem os indianos ao se cumprimentarem: NAÁMASTÊ,ou seja,O DEUS QUE ESTÁ EM MIM SAÚDA O DEUS QUE ESTÁ EM VOCÊ.

4 comentários:

  1. Gostei deste poster mais o que eu queria era as 8 religiôes da India. E aqui não tem.... se vc tem manda ae pro meu e-mail: wander.correia.s@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Toma no cu não ajudo em nada cadê a divisão religiosa

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus que absurdo, só existe um Deus,nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. A Ele a Honra a Gloria e o Louvor...e em breve vem nuns buscar para morar com ele, em um lugar que não haverá mais dor nem sofrimento. Adoraremos para todo o sempre.

    ResponderExcluir